V2N30

Autores

  • Actio Revista

Resumo

O momento que vivemos não nos deixa indiferentes. Talvez precisamente porque, como um evento de proporções globais e com resultados catastróficos, a tendência é mergulhar em um estado de frenesi, pânico ou catatonia. Todavia, em meio ao caos instalado, às perspectivas mais sombrias, existem aquelas mentes brilhantes que, a despeito da situação, impõe-se a tarefa quase hercúlea de navegar contra a maré, produzindo ainda mais e, por consequência, apontam novos caminhos, novas possibilidades de desenvolvimento. De algum modo é também esse o desafio da Actio: o desenvolvimento do humano na humanidade de cada um e na diversidade das suas circunstâncias.
Também nossa revista busca crescer na multiplicidade de direções, na diversidade de leituras, na voz plural a que dá corpo. Ao iniciarmos a publicação deste volume, queremos recordar aos que a fazem, como autores, leitores, editores e revisores, o olhar abrangente e diverso que promove no campo do Direito. E esta edição é mais um bom exemplo disso mesmo. Exemplo pelo conteúdo, sem dúvida. Os artigos aqui reunidos percorrem caminhos da atualidade, abordam questões polêmicas e necessárias, problematizam políticas sociais, analisam aspetos da vivência cotidiana, suas normatizações ético legais e as implicações daí decorrentes. Exemplo pela gênese dos artigos que reúne.
A colaboração entre diferentes instituições e investigadores de diferentes matizes está evidenciada nesta edição. Divulgar mais trabalhos em colaboração e incorporar mais textos são alguns dos objetivos que perseguimos. Exemplo pela forma.
A revista adota neste número uma nova imagem gráfica. Nem tanto para “refrescar” a face, como para a tornar mais adequada à leitura digital, dando corpo a uma opção de
publicação que é a nossa. Assim, assume-se novo cabeçalho, com imagem mensagem que remete ao
escopo intenção de nossa revista. Genericamente, optou-se por uma imagem porventura mais intimista, despida de frieza, que, assim o esperamos, guiará mais diretamente a atenção do leitor para o essencial do nosso esforço comum: os artigos que, após um longo e cuidado processo de revisão, aqui fazemos públicos.
Finalmente, mais uma vez, nos deparamos com um resultado final que nos motiva, nos impulsiona na caminhada da construção do saber, do compartilhar de vivências e expertise, de um
academicismo menos retórico, mais prático, embora normativo, mais contemporâneo, embora
constituído e valorizador das tradições.
O resultado desta edição é, mais uma vez, resultado da pluralidade, da ação multifacetada de uma equipe brilhante.

Boa leitura!

Downloads

Publicado

2022-09-02