A CONSTELAÇÃO FAMILIAR: UMA ALTERNATIVA EFICAZ NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO DO DIREITO DAS FAMÍLIAS

Adenilson Souza Cunha Júnior, Rubens Vinicius Vieira Nascimento

Resumo


Os procedimentos consensuais de resolução de conflitos cultivam um novo jeito de compreender as demandas familiares no âmbito judicial, a fim de estabelecer um espaço colaborativo no qual todas as partes são beneficiadas e participam ativamente no encontro de uma saída para a lide apresentada. Nesse sentido, surge a Constelação Familiar fundamentada nos estudos do filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger trilhando a teria das “Ordens do Amor” suscitando uma modificação nos padrões adotados diante dos litígios. Com efeito, o presente artigo oportuniza um estudo acerca da eficácia do método, sua manifestação no território brasileiro e a sua viabilidade nas ações de família, observando a experiência do magistrado Sami Storch nas vivências propostas na Comarca de Amargosa, interior da Bahia.


Texto completo:

PDF

Referências


BATALHA, Clarice Del Pilar Lastras; VIEIRA, Danilo Porfírio de Castro. Constelação familiar sistêmica e sua utilização na resolução dos conflitos consensuais do judiciário. Disponível em : < www.repositorio.uniceub.br/handle/235/11264>. Acesso em 10 de março de 2018.

BENEDITO, Luiza Machado Farhat; SANTOS, Renata Miranda Gonçalves. A constelação sistêmica como ferramenta nas resoluções de conflitos: além das leis, a serviço da paz social. Disponível em: . Acesso em 19 de junho de 2018.

CÉSPEDES, Adele Speck Rendón. A Constelação Familiar aplicada ao Direito Brasileiro a partir da Lei de Mediação. Disponível em :

. Acesso em 17 de janeiro de 2018.

GUERRA FILHO, Willis Santiago; OLIVEIRA, Vanessa Hasson de . Por uma constelação familiar planetária expandindo a consciência. Disponível em : . Acesso em 23 de maio de 2018.

HELLINGER, Bert; HOVEL, Gabriele Ten. Constelações familiares: o reconhecimento das ordens do amor - 1. ed.– São Paulo: Cultrix, 2001.

LACERDA, Sttela Maris Nerone. Direito Sistêmico e Direitos Humanos: A aplicação das constelações familiares para tratamento dos conflitos judiciais. II Simpósio Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicas. Disponível em:

. Acesso em 15 de junho de 2018.

LOPES, Marcelo Leandro Pereira; COSTA, Viviane Moura da. A Constelação sistêmica familiar voltada ao Poder Judiciário na técnica de mediação judicial dos processos de família. Disponível em: . Acesso em 27 de julho 2019.

LUCACHINSKI, Camila Schroeder; LIPPMANN, Márcia Sarubbi. Constelações sistêmicas como ténica de resolução de conflitos familiares. Disponível em: . Acesso em 19 de junho de 2018.

ROSA, Conrado Paulino da. Curso de Direito de Família Contemporâneo. 4. ed. rev. e atual - Salvador: JUSPODIVM, 2018.

SILVA, Clarice Botelho; CLEMES, Carina Gassen Martins. O instrumento da constelação familiar à luz do Direito de Família, como um meio alternativo de resolução de conflitos. Anais do I Congresso Acadêmico de Direito Constitucional. Porto Velho/RO, 2017. Disponível em:

. Acesso em 10 de junho de 2018.

STORCH, Sami. Direito sistêmico é uma luz no campo dos meios adequados de solução de conflitos. Disponível em :< https://www.conjur.com.br/2018-jun-20/sami-storch-direitosistemico-euma-luz-solucao-conflitos>. Acesso em 23 de agosto de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Endereço: Avenida Prudente de Moraes, 815

Bairro: Zona Sete

CEP: 87020-010

Maringá - Paraná - Brasil