A INSERÇÃO DA LITERATURA NAS CIÊNCIAS JURÍDICAS: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR PARA UMA (RE)CONSTRUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO

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Resumo

O ensino de Direito tem sido construído por meio da utilização de recursos e
materiais didáticos restritos ao âmbito jurídico, isto é, existe uma tendência a não optar por
recursos exógenos. É nesse cenário que o artigo busca soluções para a questão da formação do
acadêmico do curso de ciências jurídicas, apontando as falhas existentes no ensino
estritamente técnico e construído a partir de disciplinas que não fogem ao mundo jurídico, que
priorizam conteúdos didaticamente herméticos quanto à abrangência de outras áreas do
conhecimento. Faz profunda reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, assim como
aponta as artes literárias como meio de estímulo à reflexão humana. Busca aprimorar o
método de ensino de ciências jurídicas a partir da incorporação da literatura no direito, com
foco no desenvolvimento das habilidades relacionadas ao conhecimento histórico, cultural e
linguístico. Dessa forma, partindo do método dedutivo e com fundamentos em revisão
bibliográfica na área do direito e literatura, ratifica-se que o direito deve ser regado com a
literatura para que os futuros profissionais não sejam frutos de um sistema cartesiano, cuja
roupagem se destaca pela baixa axiologia humanística.

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Publicado

2022-09-03